Representantes dos lojistas do Centro comercial de Aracaju participarão de nova reunião com Samarone em 15 dias.
06.03.12 13:25
Representantes dos lojistas do Centro comercial de Aracaju participarão de nova reunião com Samarone em 15 dias.
O superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Antonio Samarone, reuniu-se na tarde desta segunda-feira, dia 5, na sede da SMTT com representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Aracaju (CDL) para debater as mudanças no trânsito do Centro da capital.
Nos últimos dias, a SMTT adotou dois novos corredores livres de tráfego. Nessas áreas o estacionamento de veículos fica proibido, a exemplo do que ocorre nas ruas Capela e Arauá, desde a Praça João XXIII até a avenida Barão de Maruim e nas ruas Cedro, Itabaiana e Itabaianinha, desde a avenida Anísio Azevedo até o Largo Esperanto. O intuito da mudança é garantir maior escoamento de veículos nessas localidades.
Durante a reunião, Samarone esclareceu aos lojistas que a adoção dos corredores livres faz parte da primeira etapa de desenvolvimento do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Aracaju (PDMU). “Os estudos realizados para elaboração do PDMU apontam que temos que criar mais corredores que liguem um extremo da cidade a outro. A retirada do estacionamento das ruas Cedro, Itabaiana e Itabaianinha faz parte do projeto do corredor de escoamento de veículos que irá ligar o bairro Santa Maria ao Santo Antônio”, explica.
O superintendente deixou claro para os participantes que a intenção da Prefeitura não é prejudicar o comércio do Centro, mas sim garantir o direito de ir e vir do cidadão. “Hoje temos aproximadamente 250 mil veículos circulando em Aracaju, ou nós adotamos corredores livres e tiramos o estacionamento para dar mais fluidez às vias, ou a cidade não vai andar. Para garantir a mobilidade, além dos corredores, implantaremos as ‘ondas verdes’, que permitem que o condutor faça o percurso por estes corredores em velocidade de 60 km e encontre todos os sinais verdes, sem precisar parar. A prioridade da Prefeitura neste momento é fazer com que os cidadãos possam se locomover de forma ágil e segura no Centro de Aracaju”, afirma.
Compromisso
Antonio Samarone firmou compromisso para, em 15 dias, receber novamente os lojistas a fim de saber da categoria se o movimento dos seus negócios caiu ou não com as alterações no trânsito do Centro. Presente na reunião, o presidente da CDL, Samuel Schuster, garantiu que faria o levantamento entre os lojistas.
“A reunião com o superintendente foi produtiva e esclarecedora, caso a adoção dos corredores livres seja uma medida que se mostre benéfica para o trânsito de Aracaju e que não prejudique o Centro comercial ela será muito bem-vinda. Faremos nestes 15 dias um levantamento entre os comerciantes, se for comprovado que as alterações do trânsito no Centro prejudicam as vendas voltaremos aqui para exigir soluções, caso não prejudiquem iremos aplaudir a medida”, declara Samuel Schuster.