Secretária Georlize Teles, superintendente Nelson Felipe e membros da diretoria da SMTT em reunião nesta manhã (Foto: Ascom/SMTT)
13.03.13 14:32
Secretária Georlize Teles, superintendente Nelson Felipe e membros da diretoria da SMTT em reunião nesta manhã (Foto: Ascom/SMTT)
Em função da paralisação dos funcionários que operam no grupo Viação Cidade Aracaju (VCA), que compõe o transporte público na capital sergipana, no início desta quarta-feira, 13, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) liberou o sistema de táxi lotação, transporte escolar e táxi bandeira de Aracaju e Grande Aracaju para fazer o transporte de passageiros. O plano emergencial do órgão serviu para minimizar os transtornos.
Logo às 5h da manhã esta medida foi adotada. O motivo é que até este horário, nenhum dos aproximadamente 200 veículos do grupo tinha saído da garagem para operar em Aracaju por conta da falta de pagamento de ticket alimentação dos funcionários. Operadores fizeram piquete na garagem da empresa, evitando, assim, a saída dos ônibus.
Por volta das 8h20, funcionários informaram em entrevista a uma emissora de rádio que retornariam às atividades, normalizando o sistema de operação da VCA, após acordo firmado com a administração da empresa. Eles disseram que a VCA se comprometeu em efetuar o pagamento dos tickets de alimentação pendentes até as 15h desta quarta-feira.
Enquanto isso, de acordo com a secretária de Defesa Social, Georlize Teles, a equipe da SMTT permanece deliberando, monitorando a situação e em reunião com as empresas que compõem o transporte público da capital. “A SMTT não pode parar, enquanto instituição, e ficar nessa inconstância da empresa, numa instabilidade operacional. Também não podemos permitir que amanhã o sistema da empresa pare por questões administrativas e a população sofra mais uma vez. Agora a vigilância aumenta”, afirma Georlize Teles.
Fiscalização
A situação foi constatada pela equipe de fiscalização da SMTT, durante operação de rotina, na garagem da VCA, nesta madrugada. Assim, a superintendência tomou conhecimento e adotou a medida emergencial de liberar o itinerário do sistema de Aracaju e Grande Aracaju para funcionar à medida de demanda de passageiros.