Agentes trabalham diuturnamente para garantir a segurança dos passageiros (Fotos: Ascom/SMTT)
16.04.13 11:57
Com o intuito de garantir a segurança e a mobilidade da população, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão membro da Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania, tem reforçado sua atuação diária em combate ao transporte clandestino. Somente entre 2 e 14 abril, a SMTT apreendeu 43 veículos que transportavam passageiros com remuneração de forma irregular.
O objetivo de permanecer nessa operação é tirar das ruas uma atividade que não garante quase ou nenhuma segurança para a comunidade. "Nosso compromisso é com a sociedade, assegurando que todos possam se locomover sem receio de ser assaltado ou corra algum risco de vida", destaca o diretor de trânsito da SMTT, capitão José Luiz Ferreira.
Classifica-se como transporte clandestino aquele que não tem autorização do poder público para realizar condução remunerada de passageiros, mas que insiste em fazê-lo burlando a lei. "Esse tipo de transporte é preocupante principalmente porque esse tipo de veículo não possui nenhuma identificação, comprometendo a segurança dos passageiros", explica o diretor de trânsito.
Segurança
Utilizar o sistema regular de transportes de passageiros é garantia de mais segurança, principalmente porque esse tipo de veículo passa por vários critérios de fiscalização, como: identificação, vistoria anual e monitoramento. "Além de todos os transtornos, ainda há a insegurança de viajar irregularmente porque ninguém tem conhecimento de quem está conduzindo ou sabe das condições do veículo", coloca o capitão J. Luiz.
Ele ainda cita o caso que ocorreu no último dia 7, quando a Polícia Civil da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), do Rio, apreendeu um adolescente de 14 anos suspeito em ter participado de um estupro de uma turista norte-americana, 21, dentro de uma van que circulava em Copacabana, na zona sul do Rio, em 30 de março.
"Este caso configura como o transporte irregular de passageiros é perigoso, que precisamos ter consciência quanto a esse tipo de condução e deve ser combatido. É por esse motivo que a SMTT trabalha diuturnamente para garantir a segurança da comunidade", conclui o diretor de trânsito.