SMTT e PRF realizarão ações educativas em conjunto com o intuito de conscientizar condutores e inibir infrações (Foto: Ascom /SMTT)
18.04.13 11:33
SMTT e PRF realizarão ações educativas em conjunto com o intuito de conscientizar condutores e inibir infrações (Foto: Ascom /SMTT)
Com o objetivo de integrar o trabalho das instituições ligadas ao trânsito, a coordenadora da Educação para o Trânsito, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Mônica Liberato, reuniu-se na tarde desta terça-feira, 16, com o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Davi Artigas, e equipe. Durante o encontro, Mônica apresentou as ações educativas da SMTT e o resultado destes trabalhos no primeiro trimestre de 2013.
A coordenadora mostrou que as ações educativas e parcerias firmadas com outras instituições contribuíram para a redução do número de óbitos no trânsito da capital. “Reduzimos em 17% o número de vítimas em relação aos três primeiros meses do ano passado. Com a ação ‘Balada sem Álcool’, que realizamos às sextas-feiras em bares da cidade, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre os riscos de unir bebida e direção, conseguimos reduzir na sexta-feira, que é o dia da semana que apresenta o maior índice de mortalidade no trânsito, 60% do número de óbitos, quando comparado ao mesmo período de 2012”, aponta.
Parceria
Mônica Liberato afirma que a busca por parcerias tem como objetivo salvar vidas. “Quando uma instituição age isoladamente seus resultados não são tão expressivos, por isso as parcerias são fundamentais. Buscamos a PRF por compreender que o nosso público-alvo é o mesmo. O condutor que ultrapassa o limite de velocidade na rodovia é o mesmo que avança o sinal vermelho na cidade. Com o trabalho de forma integrada conseguimos conscientizar e coibir estas infrações. O encontro de hoje visa alinhar as ações educativas das duas instituições”, conta a coordenadora.
O superintendente da PRF, Davi Artigas, mostrou-se bastante receptivo e colocou a equipe à disposição. “A educação para o trânsito contribui para a diminuição do número de acidentes, sobretudo quando voltada aos jovens. Estamos à disposição para fazer parte desta mobilização. Acredito que todos juntos somos melhores do que cada um separado”, enfatiza.
Participantes
Participaram também da reunião o coordenador da assessoria de comunicação da SMTT, Flávio Vasconcelos, e os inspetores da PRF Alessandro Queiroz Souza (Núcleo de Comunicação), Antônio Passos (Chefe de comunicação da PRF) e Carlos Simões (superintendente substituto).