Trabalho educativo é associado ao trabalho diário de fiscalização e orientação no trânsito (Fotos: Arquivo SMTT)
19.07.13 19:17
Trabalho educativo é associado ao trabalho diário de fiscalização e orientação no trânsito (Fotos: Arquivo SMTT)
Desde o mês de fevereiro, a Diretoria de Trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão membro da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania, tem realizado ações periódicas que fomentam a educação no trânsito em escolas públicas e privadas, instituições de segmentos diversificados e em locais públicos. A intenção é estimular o exercício da cidadania por parte da sociedade aracajuana, evidenciando o papel consciente de condutores e pedestres em suas atribuições diárias.
A Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) da SMTT possui, ao todo, sete projetos que são disseminados através de abordagens lúdicas e dinâmicas com direcionamentos específicos para cada público. De acordo com a coordenadora, Mônica Liberato, a frequente realização destas ações influencia no impacto do índice de acidentes na capital.
“Nestes cinco meses de gestão, temos realizado atividades praticamente todos os dias em colégios, empresas, faixas de pedestres de diversos bairros, bares e restaurantes. Cada dia da semana um foco diferenciado é tratado por nossos educadores e artistas focados na educação para justamente alcançar o público potencial que são os jovens”, coloca Mônica Liberato.
De acordo com as estatísticas, comparado ao mesmo período de 2012, a ocorrência de fatalidades em acidentes no trânsito reduziu 44% no mês de fevereiro e 22% em março. Também houve uma redução de 40% nos índices de categoria de vítima. Ainda no ano passado, 10,43% das vítimas eram ciclistas e em 2013 representam, até o momento, 5,26%. A maior queda, de 50%, foi registrada no quesito idade (até 18 anos).
O semestre
Até o momento, o projeto ‘Respeito a Faixa, Respeite a Vida’ teve 27 ações realizadas, distribuídas de forma semanal entre as vias que possuem elevadas taxas de acidentes registradas em Aracaju. As avenidas Barão de Maruim, Coelho e Campos, Desembargador Maynard, Euclides Figueiredo e Hermes Fontes compõem este quadro.
O programa quinzenal ‘Balada Sem Álcool’ teve 10 edições. A conscientização é feita na noite de sextas-feiras entre jovens frequentadores dos principais bares e restaurantes da cidade, localizados na Beira Mar, nas Orlas de Atalaia e do bairro Industrial, na região dos Mercados Municipais, Conjunto dos Motoristas e praça do bairro Siqueira Campos.
Somente dentro do projeto ‘Professor Multiplicador’, setenta e três professores foram capacitados para compartilhar ensinamentos sobre trânsito nas salas de aula da rede de escolas particulares. Até o momento, ocorreram 45 palestras em universidades e empresas privadas, dentro desse total, foram contabilizadas 3.500 pessoas alcançadas. Como agentes influenciadores de informação, duas mil crianças foram introduzidas aos princípios de educação e segurança no trânsito com as 27 apresentações do grupo ‘Teatro na Escola’, da SMTT.
O projeto ‘Teatro na Escola’ é realizado em instituições de ensino e tem o intuito de educar crianças para a promoção de um trânsito mais seguro e humano hoje e no futuro, através de atividades lúdicas para os alunos da Educação Infantil (3 a 6 anos) em escolas públicas e privadas. Dentre as atividades desenvolvidas, estão interpretação de contos, esquetes teatrais e dinâmicas de grupo, tratando de questões rotineiras do trânsito. A importância de respeitar a faixa de pedestres, as sinalizações, os riscos de unir bebida e direção, do uso indevido do celular ao volante, entre outras questões são tratadas de forma lúdica, com linguagem adaptada para cada faixa etária.
Índices
Em paralelo, o órgão municipal realiza o curso de Operador de Trânsito destinado a, especialmente, funcionários de instituições de ensino. De fevereiro a maio, oito colaboradores foram formados, se tornando aptos a atuar nos acessos e entorno de escolas. A recomendação aplicada segue às regras de circulação e conduta previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
As regiões que recebem intervenções educativas são definidas a partir de estatísticas levantadas pelo Núcleo de Estatísticas da SMTT e outros órgãos associados ao trânsito, como Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e Instituto Médico Legal. “Nós trabalhamos sempre com base nos indicadores estatísticos e fazemos o levantamento onde aconteceram mais acidentes, tentando levantar os motivos. Em junho, por exemplo, foi o álcool associado à direção durante as festas e manifestações ocorridas no mês. Agora em julho vamos dar um foco muito maior na Lei Seca, com abordagem nos bares da cidade e em associações de moradores”, anuncia a coordenadora da CET, Mônica Liberato.