Rua Celso Oliva já está totalmente recuperada (Fotos: Pedro Leite)
06.08.13 15:36
Lançado há menos de um mês, o programa Rodando no Macio - que tem como objetivo recuperar a malha viária da capital - vem agradando a população de Aracaju. As ruas Mariano Salmeron (Siqueira Campos) e Celso Oliva (13 de Julho) já tiveram o recapeamento concluído, e os moradores já contemplados pelas ações de reestruturação já comemoram o serviço realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). O próximo local contemplado será a avenida Marieta Leite.
A dona de casa e autônoma Lucineide Cardoso, que mora perto da rua Mariano Salmeron, conta que com o recapeamento o acúmulo de água da chuva diminuiu e ficou mais fácil para circular.
"Nossa área precisava de um jeito há muito tempo e essa obra já trouxe diversas melhorias, principalmente com as poças de águas, que se acumulavam em dias de chuva. Como moradora do bairro e pedestre, vejo que tudo já melhorou bastante", disse.
Os benefícios trazidos pelo recapeamento naquela área não agrada apenas comerciantes, mas também idosos que vivem no bairro. Um exemplo disso é o aposentado Ednaldo dos Santos. Segundo ele, a travessia da rua era um desafio à parte por causa da degradação em que a pista se encontrava.
"Isso aqui melhorou demais, porque a pavimentação estava muito precária. Estava muito ruim, mas agora posso ir de um lado a outro da rua, sem me preocupar de tropeçar em algum buraco", afirmou.
De norte a sul, a cidade terá suas principais vias reestruturadas, com previsão de, inicialmente, 36 ruas e avenidas com maior fluxo de veículos receberem as ações. Na primeira etapa, serão 450 mil metros quadrados de vias públicas totalmente restaurados.
Celso Oliva
Outro local que já proporciona aos motoristas e pedestres um trânsito com mais fluidez e segurança é a rua Celso Oliva, no bairro 13 de Julho. A aposentada Maria Augusta já comprovou a melhoria.
"Todos os projetos que beneficiam as vias da cidade trazem milhares de motivos para os moradores se sentirem bem. Acho que qualquer programa que nos favoreça será bem-vindo e sei que devemos isso ao prefeito João Alves. Ele está de parabéns!", frisou dona Maria.
Concordando com a opinião da aposentada, Vanderlan Lima, que há seis anos possui um comércio no trevo de acesso à Celso Oliva, aponta uma melhoria considerável em suas vendas. "Todo mundo sabe que aqui necessitava de uma reforma e muita gente deixava de vir comprar por causa dessa entrada que estava bem destruída. A obra ajudou os clientes a chegarem sem as dificuldades", declara.
Do mesmo modo que Vanderlan, dona Nira Beatriz, proprietária de um restaurante no bairro, sente-se feliz em ver, finalmente, seu endereço recapeado. "O que for pra ajudar a população, sempre será recebido com muita alegria", vibra.
Para a comerciante a obra leva facilidade e comodidade ao cidadão. "A ideia de reestruturação deu certo medo logo quando soube, mas depois percebi que ela permitiu a chegada de mais clientes para o nosso comércio e deu uma nova e linda cara ao nosso bairro", concluiu.