Centro da cidade receberá sistema de estacionamento que dará rotatividade às vagas de forma inteligente e moderna (Foto: Marina Fontenele/G1)
16.08.13 19:03
Centro da cidade receberá sistema de estacionamento que dará rotatividade às vagas de forma inteligente e moderna (Foto: Marina Fontenele/G1)
Encontrar um lugar para estacionar o veículo é uma das grandes dificuldades do condutor aracajuano, principalmente no Centro da cidade. Pensando em minimizar esse tipo de transtorno ao cidadão, a Prefeitura de Aracaju, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão membro da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, implantará um novo sistema de estacionamento rotativo. A empresa responsável pelo serviço passará pelos trâmites legais de processo licitatório – previsto para ter início na próxima semana.
O novo modelo visa um compartilhamento igualitário de vagas de estacionamento, de forma totalmente eletrônica, sem o antigo parquímetro. Tanto o cadastro de usuários e veículos, quanto a venda de bilhetes poderão ser feitos pelo portal da SMTT e aplicativo para dispositivos móveis. Outros pontos de vendas ainda serão definidos. Uma novidade é que motos e caminhões também terão acesso.
De acordo com o diretor de planejamento e sistemas da SMTT, Francisco Navarro, uma das vantagens desse sistema está no monitoramento local. “A ideia é que nossas equipes acompanhem o desempenho de funcionamento, sabendo o que está acontecendo nos estacionamentos. Os fiscais irão monitorar constantemente os veículos portando um equipamento próprio. Dessa forma, será possível identificar se o carro está usando aquela vaga no tempo definido ou não. Caso ultrapasse, precisará ser guinchado ou mesmo autuado”, informa.
Mapeamento
A equipe de planejamento e sistemas da SMTT já iniciou o levantamento dos locais onde deverão funcionar os pontos de vendas e os estacionamentos: ruas dos bairros Centro e São José. De acordo com Navarro, há a possibilidade de implantação no bairro Siqueira Campos.
Espaço coletivo
A quantidade de veículos que circula especialmente na área central de Aracaju é alta. Segundo Navarro, muitas vagas acabam sendo preenchidas pelos próprios lojistas, e o acesso por parte dos demais usuários acaba ficando comprometido. “Pensamos na necessidade do compartilhamento de uma forma justa por parte de todos os cidadãos. Por isso, vamos implantar o estacionamento rotativo”, defende.