Open Source Sofware

   

Busca

Transporte

Ação Global Comunitária faz parte da Semana Nacional do Trânsito




23.09.13 18:58

 

A coordenadora de educação para o trânsito, Mônica Liberato Foto: Ascom/SMTT

Órgãos municipais e estaduais se uniram na manhã desta segunda-feira, 23, para um comando especial na comunidade do bairro Getúlio Vargas. Dentro da programação da Semana Nacional do Trânsito em Aracaju, o Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat) promoveu a Ação Global Comunitária, na E.M.E.F. Profº José Antônio da Costa Melo.


A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania, levou o grupo teatral Condutores de Educação e Segurança (CONES) e fez exposição de equipamentos utilizados no dia a dia pelos Agentes de Trânsito.


De acordo com a coordenadora de Educação para o Trânsito da SMTT, Mônica Liberato, as instituições com foco no trânsito, preocupadas em mudar as estatísticas de acidentes e mortes, participaram da ação que segue até às 16h. “São serviços para os alunos, pais e a própria comunidade. Os alunos fizeram trabalhos escolares relacionados ao trânsito e expuseram durante o evento. Já os órgãos realizaram atividades lúdicas para atrair o público e a mensagem de conscientização ser transmitida da melhor forma aos jovens”, considera Mônica Liberato.


Para a estudante Priscila Santos Lima, o momento é válido. “O trânsito hoje está um absurdo! A gente não pode mais sair na rua que já vê logo um acidente e morte por isso”, comenta. Sua amiga Marcele Rejane de Santos acredita na conscientização das pessoas para mudar esse cenário. “A população tem que cooperar e ter mais responsabilidade no trânsito, porque está todo mundo lidando com vidas e se um acidente acontece com uma pessoa, acontece com várias outras que não tem nada a ver mas que tão ali passando na hora. É uma questão de segurança”, conta a jovem.


As questões relacionadas ao trânsito merecem ser tratadas com mais afinco pela sociedade. Assim acredita a estudante Talita Almeida, de 16 anos. “Acho muito importante ter o comando aqui no meu bairro. Pelo menos as pessoas daqui vão sair mais cientes da responsabilidade que é estar no trânsito. Até porque, hoje o trânsito virou banal e as mortes estão cada vez mais comuns”, avalia.


Em seguida, a apresentação do grupo teatral CONES chamou a atenção da garotada presente. Pais, professores e alunos acompanharam a intervenção artística ocorrida dentro da programação da Ação Global Comunitária. Segundo a coordenadora da companhia teatral CONES, Tetê Nahas, foi preciso realizar uma pesquisa rápida in loco para identificar a realidade vivenciada pelos alunos. A intenção é aproximá-los, ao máximo, da SMTT.


“Assim, fica mais fácil alcançar resultados e ter boa abrangência com o teatro. Aproveitamos o trabalho na comunidade para não só falar sobre trânsito, mas também das questões que apuramos como a gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e violência doméstica”, afirma Tetê Nahas.


Durante o cortejo de chamada, a aluna Maria Edilene participou pulando e cantando com o grupo teatral CONES. “É muito legal! A ideia é dirigir com segurança e tem que ser assim mesmo. Vou ver se meu pai aprende”, acrescenta.


A programação da Semana Nacional do Trânsito pode ser vista no Portal da SMTT, na seção Educação ou clicando no banner específico incluído ao lado direito da interface do site – www.smttaju.combr.

Contatos