Open Source Sofware

   

Busca

Transporte

Década de Ação para a Segurança no trânsito é lembrada com blitz educativa




18.11.13 18:09

Benedita Pereira: "Todo mundo tem o direito de atravessar na faixa de pedestres e ser salvo de qualquer acidente"

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão membro da Secretaria Municipal de Defesa Social e da Cidadania, continua participativa à 'Década de Ação para a Segurança no Trânsito', convocada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A faixa que ilustrou a campanha nesta manhã, 18, na Avenida Tancredo Neves, demonstra a preocupação com a vida: "Seja paciente no trânsito para não ser paciente no hospital".


Só de janeiro a novembro, Aracaju registrou 86 mortes. De acordo com a secretária Georlize Teles, esta campanha se torna mais efetiva por se tratar de um dado real e impactante. "Foram 86 pessoas que perderam a vida no trânsito somente este ano e este é o motivo que faz o mundo precisar de um dia para tratar desse assunto. As pessoas, na condução do trânsito, matam mais do que em uma guerra, não se trata de uma possibilidade, mas estamos nos referindo às pessoas que já morreram e o reflexo causado em seus entes queridos", considera Georlize Teles.


Para a dona de casa Benedita Pereira, compartilhar o trânsito é inevitável e a sociedade precisa se conscientizar quanto o seu papel no espaço público. "Todo mundo tem o direito de atravessar na faixa de pedestres e ser salvo de qualquer acidente. Meu irmão quase foi atropelado semana passada quando tentava usá-la e um carro avançou, não o respeitou. Isso é muito triste. Já pensou se ele tivesse morrido?", indaga.


O momento se dá em parceria com todos os membros do Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat) de Aracaju. Segundo a secretária Georlize Teles, sem esse envolvimento seria impossível o trânsito ter força e voz na sociedade. "O saber é construído junto", acredita.


O empresário Roberto Nunes apóia a iniciativa do Comsepat e parabeniza a SMTT pela intervenção. "O corpo a corpo é importante na hora de conscientizar. A gente sabe que precisa de mais bafômetro para fiscalizar, mas a gente tem que fazer a nossa parte também", conta.


A programação se estende à tarde. Ainda hoje, segunda-feira, 18, será realizada outra blitz educativa, na Avenida Beira Mar, na imediação da rotatória do Caju. Já na quarta-feira, 20, às 19h30, uma missa será celebrada em homenagem às vítimas de acidentes de trânsito. O momento será na Catedral Metropolitana da capital, a ser realizada pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Aracaju, Dom Henrique Soares da Costa.


Comsepat


Para consolidar a parceria com diversas instituições da sociedade, foi criado o Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito (Comsepat), por meio do decreto 3.470, de 23 de maio de 2011. Com 42 entidades, o Comitê é hoje um grupo aberto à sociedade, que tem por objetivo principal intensificar as ações de proteção às pessoas vulneráveis no trânsito.

Contatos