Fotos: Ascom/SMTT
08.01.14 01:19
Após diversas reuniões entre o Superintendente de Transportes e Trânsito (SMTT), Nelson Felipe da Silva Filho, e representantes dos vendedores autônomos que comercializam nos terminais de integração de Aracaju, a proposta para reestruturação dos pontos de vendas foi apresentada aos ambulantes na tarde desta terça-feira, 7. O início das obras, que prevê mudança na estrutura elétrica, hidráulica e arquitetônica dos terminais, será ainda neste mês.
O projeto foi feito pela equipe de arquitetos da SMTT e o primeiro terminal a receber a reforma será o do DIA. De acordo com Nelson Felipe, o diálogo entre o órgão e os vendedores foi de suma importância, pois alguns deles comercializam no local há quase 20 anos e não poderiam ser prejudicados com as obras.
O módulo padrão para os boxes é na cor branca e tem aproximadamente 1,30m x 2,00m. Segundo o superintendente, eles poderão sofrer alterações conforme a disposição de espaço nos outros terminais. Quanto à decoração dos pontos de venda, Nelson Felipe deixou à escolha dos ambulantes. "Queremos padronizar o espaço, mas quem vai chamar o freguês são vocês", disse.
Para que a área de plataformas para embarque e desembarque não seja prejudicada e a circulação de pessoas preservada, uma terceira catraca será instalada, o terminal aumentado e os pontos de venda distribuídos entre a entrada e as plataformas, gerando melhoria tanto para os comerciantes quanto para a população usuária do transporte público.
"A ideia é fazer tipo uma praça de alimentação. Levamos em conta os diferentes tipos de produtos que são comercializados na área do terminal e faremos a distribuição dos pontos. A proposta é a mesma para todos os terminais. E queremos inaugurá-los com os vendedores já alocados em seus boxes", explicou o superintendente da SMTT.
Os comerciantes presentes na reunião aprovaram o projeto. O presidente da Associação de Vendedores Ambulantes dos Terminais de Integração (Avanti), Francisco Antônio Oliveira, parabenizou a SMTT e a secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles e disse que "pela primeira vez, a SMTT recebeu os ambulantes como cidadãos. Assim, as duas partes foram beneficiadas. O bom foi essa criatividade. Eu gostei demais. Achei o projeto bem bolado. Assim, a visão do terminal vai melhorar e também a figura do trabalhador".