Fotos: Sílvio Rocha/Secom
12.02.14 20:25
Pautada no desenvolvimento da mobilidade urbana de Aracaju, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão membro da Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania, começou a implantar novos abrigos de ônibus na cidade e a realizar reformas de melhoria em terminais de integração nesta manhã, 12.
O primeiro ponto de ônibus apresentado à população está localizado na avenida Otoniel Dória, na região dos Mercados Centrais. Ao lado desse, outro abrigo será instalado formando uma cobertura conjugada e liberando o uso. De acordo com o diretor de Planejamento e Sistemas, Francisco Navarro, a fase é de adaptação, assim, os próximos 11 abrigos do 1º lote adquirido seguirão nesta proposta. A programação para serem devidamente instalados continua durante a semana.
A instalação se dá diante à necessidade de proporcionar melhores condições de espera aos usuários do transporte público, em especial, às condições climáticas. O material do novo abrigo protege a pessoa da chuva e do sol, trazendo informação das linhas e rotas dos ônibus que por ele passam. “O conforto térmico é proporcionado pela cobertura de composto misto. Outra novidade é o painel de informações com as rotas que o usuário terá acesso estando naquele ponto de ônibus. Uma solicitação antiga da comunidade”, conta Navarro.
Reforma: terminais de integração
Os terminais de integração de ônibus do Distrito Industrial de Aracaju (DIA), Maracaju e Centro passarão por uma reforma de melhoria até que o sistema Bus Rapid Transport (BRT) seja implantado na capital sergipana. “O motivo da reforma emergencial é para atender as demandas existentes que já são antigas e que a população usuária sempre nos acionou. Para tanto, precisávamos de autorização. Empresas de ônibus ficam responsáveis pela condução dessas obras iniciais nestes três terminais”, informa o diretor de Planejamento e Sistemas, Francisco Navarro.
Trata-se de restauração nos quiosques de fibra dos terminais, a parte elétrica, hidráulica, combate a incêndio, reforma das alvenarias e pintura em geral. “A reforma estrutural definitiva será feita quando o projeto do BRT sair, já que pode haver alterações que exijam, por exemplo, que algum terminal seja transferido para outro local. Esta intervenção é para proporcionar mais segurança e conforto ao usuário”, comenta Navarro.
O primeiro contemplado é o Terminal DIA, sob o comando da empresa de transportes Atalaia. Conforme o seu gerente operacional, Carlos Cavalcante, as obras estão programadas para serem realizadas aos poucos, evitando possíveis tumultos e proporcionando segurança às pessoas. “Estamos fazendo por módulo para poder ir liberando para as pessoas usarem. Agora já estamos recuperando as fibras da cobertura do terminal DIA”, explica Cavalcante. Segundo ele, o prazo inicial para a primeira fase da restauração é de 60 dias.