Fotos - Ascom SMTT
31.07.14 20:42
Na manhã desta quinta-feira, 31, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, realizou um comando educativo no Terminal da Zona Sul, na Atalaia. A campanha ‘Gentileza Gera Gentileza’ aconteceu com a atuação do Grupo ‘Os Cones’ de Teatro e representante da Ouvidoria do órgão.
Uma das mensagens transmitidas aos passageiros que aguardavam ou desembarcavam dos ônibus, foi sobre não jogar lixo pela janela dos veículos e respeitar a preferencial dos assentos para idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo ou com mobilidade reduzida, seja ela temporária ou permanente.
Para a SMTT, é importante que temas que não são abordados com tanta frequência no espaço do trânsito sejam transmitidos para as pessoas que utilizam o transporte público. A psicóloga da SMTT, Kleyciara Souza, explicou que nessa ação, a abordagem é focada em todo o tipo de pessoas. “Essa abordagem não é somente sobre o deficiente físico, mas também sobre pessoas que estão com a mobilidade reduzida e acessibilidade e preferencial no geral”, explicitou.
Serviço de Ouvidoria
Durante a ação, o serviço de ouvidoria também foi oferecido no terminal. De acordo com o ouvidor da SMTT, Rômulo Barros, muitas pessoas desconhecem o serviço que serve justamente para atender as reclamações da população. “As pessoas perguntam muito como o órgão funciona e não sabem como fazer reclamações. Então, eu vim para informar o funcionamento da SMTT e apresentar o ‘tag’, Sistema de Ouvidoria do Município de Aracaju”, disse.
A usuária do transporte público, Solange Almeida, disse que precisava dar uma sugestão à SMTT, mas que havia perdido o número de contato com a ouvidoria. Então, ela aproveitou que o ouvidor do órgão estava no terminal e fez a sua crítica. “Eu já ia lá na SMTT e ainda vou, mas achei o máximo isso de a Ouvidoria vir até aqui”, exclamou.
Para as próximas ações de educação para o trânsito nos terminais, o ouvidor Rômulo Barros contou que a ideia é ampliar o serviço de ouvidoria para outros setores do município. “Esse é o passo inicial para que a gente possa estar mais perto da população”, resaltou Barros. Assim, outros órgãos poderão participar das ações, após o lançamento do cronograma de ações.