Fotos: Ascom/SMTT
01.06.15 15:10
Durante mais de dois anos, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, vem trabalhando para implantar um sistema de transporte urbano intermunicipal digno do povo aracajuano, e das pessoas que moram nos municípios da região metropolitana, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.
Dentre as grandes mudanças pretendidas pela SMTT e Prefeitura de Aracaju está a concretização do BRT, a criação de corredores livres para ônibus intermunicipais e a licitação do transporte público. Tudo isso com o intuito de unificar o transporte coletivo nos municípios da região metropolitana. No entanto, a Prefeitura precisava da assinatura do governador de Sergipe e dos prefeitos dos quatro municípios no protocolo de intenções da licitação do transporte público da grande Aracaju, assinado na última sexta-feira, 29. Afinal, uma licitação envolvendo somente a capital iria prejudicar os demais municípios próximos geograficamente.
Com o protocolo assinado, a SMTT montará o edital de licitação do consórcio, que prevê o mínimo de quantos ônibus a empresa participante deverá ter, frota reversa, veículos com ar condicionado e dispositivos de acessibilidade para pessoas com deficiência. Além disso, o consórcio permitirá a manutenção do transporte intermunicipal de forma que a tarifa continue a mesma em todos os municípios constituintes.
Para o superintendente da SMTT, Nelson Felipe da Silva Filho, a assinatura do protocolo marca o início de uma nova etapa. “O prefeito João Alves sempre sonhou com um transporte coletivo intermunicipal estruturado. Eu e a secretária da Defesa Social, Dra. Georlize Teles, sonhamos isso juntos também, mas não podíamos fazer mais do que gostaríamos sem o apoio do governo do Estado. Até que esse momento chegasse foram muitas reuniões, diálogos entre os gestores dos municípios, para alinharmos ações que beneficiassem todo o povo da região metropolitana”, disse.
A secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, corroborou com o superintendente e disse: “estou muito feliz com a assinatura desse protocolo de intenções. O povo de Aracaju, de Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão merecem o respeito dos nossos gestores e do nosso governador também. Com certeza, demos mais um passo para a concretização de um novo sistema de transporte público”, enfatizou a secretária.
Transporte Público
Várias visitas técnicas foram realizadas aos municípios que participarão do novo modelo de transporte público. Junto à equipe do arquiteto Jaime Lerner, responsável pelo desenho do BRT (Bus Rapid Transit), o superintendente Nelson Felipe e a secretária Georlize Teles, foram aos três municípios circunvizinhos para avaliar ruas, avenidas e terminais de integração que farão parte do projeto de mobilidade.
Diversas empresas apresentaram informamente seus projetos com relação às vias livres para ônibus, sistema de gestão do sistema, planejamento, manutenção e tecnologia. Para o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, o investimento com a implantação de um sistema constituído por ônibus e BRTs proporcionará maior qualidade no transporte público, além de rapidez, pontualidade e conforto. “Aracaju tem a crescer bastante na questão do transporte. Conhecemos algumas empresas e verificamos alguns modelos mais viáveis para a cidade. Agora é esperar o lançamento do edital, receber as propostas das empresas e avaliá-las de acordo o serviço apresentado e as exigências do edital”, concluiu.