Fotos: Ascom/SMTT
17.07.15 15:43
No final da tarde desta quinta-feira, 16, no auditório da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, o superintendente Nelson Felipe da Silva Filho, reuniu-se com representantes dos órgãos de trânsito dos municípios vizinhos para discutir sobre a atividade dos taxistas do tipo especial no município de Aracaju.
Através de termo firmado com o Ministério Público ficou determinado que os taxistas do tipo especial (lotação) dos municípios de Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros só poderiam transportar passageiros do seu município de origem para a garagem localizada em Aracaju, e não poderiam embarcar passageiros no trajeto de volta, somente na garagem.
Preocupado com prejuízos à categoria e aos usuários deste tipo de transporte, o superintendente da SMTT/Aracaju reuniu-se com os representantes dos órgãos de trânsito dos municípios da região metropolitana e com a Cooperativa de Táxi Especial de São Cristóvão para escolher de forma democrática alguns pontos fixos nesse trajeto de volta em que será permitido o embarque.
O diretor de transportes públicos da SMTT, cel. Péricles de Menezes comenta que “atualmente, a população que precisa ir para o Siqueira Campos, que é uma região com um grande número de clínicas, ficaria desassistida. Seria necessário se deslocar até o Centro da cidade para embarcar no táxi especial e voltar para o seu município. A nossa proposta é criar mais pontos para o táxi especial, beneficiando a população usuária e a categoria”.
De acordo com o superintendente Nelson Felipe, a reunião teve o intuito de apresentar essa solução para a categoria e discutir de forma conjunta quais serão esses pontos de embarque. “A nossa intenção é resolver tudo através do diálogo, por isso essa reunião com os representantes dos órgãos de trânsito dos municípios vizinhos e a cooperativa de táxi especial. Queremos evitar transtornos para a categoria e para a população. Dessa forma, na próxima reunião eles irão sugerir alguns pontos para o embarque de passageiros nesse trajeto de volta e nós avaliaremos a possibilidade técnica. A categoria não será prejudicada, a população também não será e muito menos a mobilidade urbana”, comentou o superintendente.
Na reunião, ficou acordado que a proposta de solução apresentada pelo superintende será apresentada aos demais taxistas e a categoria apresentará uma proposta com esses pontos em nova reunião com o superintendente. A próxima reunião foi marcada para a próxima sexta-feira, 24, às 10h, no auditório da SMTT Aracaju.