Open Source Sofware

Busca

Transporte

Prefeitura entrega dez ônibus articulados do BRT para a população




17.03.16 22:55

 

Fotos: Ana Lícia Menezes

161 motivos para amar Aracaju. E é com essa frase que a Prefeitura de Aracaju reafirmou seu amor e compromisso com a cidade com a entrega nesta quinta-feira, 17, de dez ônibus articulados que vão compor ao sistema Bus Rapid Transit (BRT). Sendo integrado a programação do aniversário da cidade, os ônibus foram expostos à população, por meio de um de desfile, que saiu do mercado central até a treze de julho.


Promessa da gestão de João Alves Filho, os veículos começarão a circular na próxima segunda-feira, 21. "Hoje é um marco para o sistema de transporte público de Aracaju e a partir da semana que vem os ônibus passarão por corredores exclusivos, além de se carros com wi-fi, câmeras de segurança, monitoramento GPS e portas de embarque e desembarque com acessibilidade",  explica o prefeito.


Para o vice-prefeito, José Carlos Machado, o prefeito fez e muito fará ainda pela cidade. "Hoje o que a prefeitura traz é uma mensagem de esperança, pois sabemos das dificuldades que estamos passando, mas vamos superar. À frente da prefeitura está um homem ousado, que tem um histórico de bons feitos e ainda fará muito mais, como o caso do BRT, que é João Alves", fala.


Serão utilizados no Terminal Marcos Freire/Atalaia, fazendo uma linha extensa atingindo vários bairros, seguindo pelas avenidas Coletora C, a ponte José Rollemberg Leite, Euclides Figueiredo e João Rodrigues, depois pelo Terminal do Mercado, avenida Rio Branco (canaleta), avenida Ivo do Prado, Beira Mar e finalizando no Terminal Zona Sul.


O Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, Nelson Felipe,  ressalta que a chegada do BRT mostra o compromisso da gestão com a população. "Início do trabalho do BRT de acordo com a promessa do prefeito e estamos cumprindo em tempo. Esse é o começo, já a partir da segunda,  a população já começará a sentir diferença com quando começarem a circular nos corredores exclusivos e logo mais teremos todo o sistema implantado e com certeza no final do teremos eles circulando com total força", argumenta.


Os ônibus irão rodar nas faixas exclusivas do corredor da Beira Mar, na linha 009 Terminal Marcos Freire/Atalaia


Já o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Aracaju (Setransp), Alberto Almeida, os ônibus darão mais agilidade ao tempo de permanência dos usuários. "Você começa a circular com esse BRT em corredor exclusivo, gerando mais velocidade e diminuindo o tempo que o usuário passa dentro do veículo e se gera um ganho de qualidade de vida para o passageiro. Inauguraremos dois corredores e ele comportará os futuros corredores que irão vir", esclarece.


Ônibus 0 km


Movimento ainda pouco conhecido, os Busólogos de Aracaju acompanharam a saída dos dez ônibus que chegaram em Aracaju. "Acompanhamos todo o processo de produção e saída dos ônibus da cidade de Botucatu, pois foram duas semanas até que eles chegassem aqui e somos conhecidos já por levar informações a população sobre os ônibus", revela Diego representante do movimento.


Para o professor, Robson Marques, é muito bom ver esse investimento. "Isso mostra que é investido em benefícios para a população, principalmente para aqueles que necessitam de ônibus. Parabéns", conta.


A cuidadora de idosos, Marlene Santos, ressalta que foi um grande ganho para todos. "Necessito do transporte todos os dias e ver esse promessa é saber que a gestão cumpre, estarei segunda para aproveitar esse serviço", declara.

Contatos

banner-fala-cidadao3