Open Source Sofware

Busca

Transporte

População aprova sistema Caju Bike




12.05.16 14:45

 

Fotos - ASCOM SMTT

O sistema de compartilhamento de bicicletas Caju Bike, implantado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), já realizou quase 140 mil viagens e deixou de emitir 49 toneladas de gás carbônico (CO²). O sistema começou a funcionar em março de 2014, e atualmente conta com 20 estações e 240 bicicletas espalhadas pela cidade.

A comerciante Lenides Oliveira, 44, utiliza o sistema como forma de lazer e fala dos benefícios trazidos. “Eu utilizo como forma de lazer, venho para a Orla e alugo uma bicicleta para passear por aqui. Meus filhos adoram. Mas eu sei que tem pessoas que as utilizam como meio de transporte. E deve ser de grande utilidade, já que a pessoa pode pagar dez reais e utilizar o serviço por um mês. Também deve ser ótimo para pequenos percursos”, comemora Lenides.

Eduardo Oliveira, 14, mora em Nossa Senhora do Socorro e também utiliza o serviço como forma de lazer. “Era bom que tivesse perto da minha casa. Eu certamente usaria também para meio de transporte. A bicicleta é mais rápida que os carros e os ônibus já que ela não fica presa em congestionamentos”, disse Eduardo.

O cidadão que também deseja utilizar o serviço de aluguel compartilhado de bicicletas, deve baixar o aplicativo Caju Bike para smartphone, disponível nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. Para quem não tem esse tipo de aparelho, o cadastro também pode ser feito pelo site www.cajubike.com.br ou pela Central de Atendimento: 4003-9891.

No cadastro deve ser informado o modo de pagamento, essencialmente feito por meio de cartão de crédito, mensal ou por uso. Escolhendo pagar o serviço mensalmente, o sistema creditará R$ 10 por mês. Já no modo diário, o cidadão pagará pela hora utilizada, sendo creditado R$ 5 a cada uso. O ciclista também pode circular com a bike por uma hora, deixando-a em qualquer estação, sem a cobrança.

O superintendente Nelson Felipe comemora o sucesso do sistema: “O Caju Bike começou a funcionar no dia 30 de março de 2014. Já temos mais de dois anos de funcionamento. A população recebeu de forma muito positiva a nossa proposta de transporte alternativo. É gratificante passar pelas estações e ver que estão vazias ou com poucas bicicletas. Vejo como um sintoma dessa aceitação”, comemora Nelson.


Estações

As estações atualmente em funcionamento na Orla estão na Avenida Rotary, oposto ao Terminal da Atalaia; Avenida Santos Dumont, no setor das Quadras, próximo ao Oceanário e também na Praça de Eventos; e Rua Pedro Mandarino, oposto ao Residencial Mar Mediterrâneo, na Coroa do Meio.

No Centro, as estações estão localizadas nas ruas Santa Luzia, Vila Cristina (Praça Camerino), Boquim (Conservatório de Música), Monsenhor Silveira (Praça Almirante Tamandaré); e Riachuelo (próximo à antiga LBV).

Contatos

banner-fala-cidadao3