Open Source Sofware

Busca

Transporte

Radar móvel é utilizado para reduzir acidentes e fiscalizar faixa exclusiva




10.11.16 14:12

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju informa que, para garantir que as faixas destinadas ao transporte público coletivo (ônibus, táxis com passageiros e transporte escolar do município) sejam respeitadas, foram colocados radares móveis nos locais onde são registrados os maiores índices de desrespeito e alta velocidade, que resultam em acidentes.


Para que nenhum condutor seja surpreendido, além da sinalização vertical já existente nas vias, os painéis móveis foram colocados 300 metros antes dos radares. Os painéis fixos também estão com mensagens de alerta para o respeito às faixas destinadas ao transporte coletivo e à velocidade máxima permitida na cidade, 60km/h.


Além dos radares, a SMTT adquiriu um equipamento com o Sistema OCR, que funciona como um tipo de câmera. Através da placa do veículo e de um banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Detran), o equipamento é capaz de identificar veículos com alguma restrição na documentação, registro de furto, placa clonada ou problemas na identificação. O Sistema OCR consegue fazer o registro de seis veículos ao mesmo tempo.


O diretor de Trânsito da SMTT José Carlos Cruz afirma que os equipamentos de fiscalização eletrônica contribuíram para a redução dos óbitos em Aracaju. “Em 2015 nós registramos 66 óbitos. Em 2016, até hoje, com os equipamentos eletrônicos e o trabalho ostensivo dos agentes, registramos 35. A intenção é reduzir cada vez mais esses índices e conscientizar os condutores quanto o respeito às leis de trânsito”, explica.

Contatos

banner-fala-cidadao3