17.11.16 16:33
Em 2013, quando o atual prefeito João Alves Filho começou sua administração, existia na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju um projeto de transporte público que só atenderia à Zona Sul. Atento às necessidades de toda a cidade, o prefeito contratou uma consultoria especialista em transporte público para avaliar essa proposta e a viabilidade.
Foi detectado que os quatro corredores e o sistema propostos não atenderiam à demanda de Aracaju, principalmente da Zona Norte que não seria contemplada com nenhum corredor. Por esse motivo o projeto foi ampliado e agora conta com dez corredores (5 com canaletas, 2 mistos e 3 corredores com faixas azuis), 5 terminais de integração, 51 estações, sistema tecnológico com semáforos inteligentes, circuito de monitoramento, centro de operações, sistema de gerenciamento de frota, sistema informativo e wi-fi.
Com os 114 milhões de que dispunha, para dar andamento ao projeto a prefeitura precisaria arcar com 50% dos custos, por esse motivo João Alves conseguiu o restante da verba necessária para a execução do projeto do BRT de Aracaju com o Governo Federal na gestão do atual presidente Temer. O dinheiro ainda não foi gasto por causa do andamento das licitações, mas está aprovado. O projeto executivo está pronto e já pode ser licitado. A SMTT já publicou os editais da parte tecnológica e a Emurb já concluiu a licitação de três corredores.