01.06.20 16:11
A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vem realizando, desde o final de abril, uma campanha educativa sobre a importância do uso de máscaras no transporte público. As atividades são sempre realizadas nos seis terminais de integração da cidade e, na manhã desta segunda-feira, 1° de junho, colaboradores da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) promoveram mais uma rodada de distribuição de máscaras reutilizáveis e informação sobre proteção coletiva neste período de pandemia da Covid-19.
O uso da máscara é obrigatório em espacoa públicos e de uso compartilhado desde o final de abril, conforme decretos do Governo do Estado e da Prefeitura de Aracaju. O objetivo é reduzir a propagação do novo coronavirus e, consequentemente, o número de pessoas infectadas. Além da entrega do insumo e da mensagem de conscientização sobre a necessidade de seu uso constante, a equipe da SMTT levou orientações às pessoas de como higienizá-las adequadamente.
Apesar da adesão ao uso do insumo ser visivelmente abrangente, a informação sobre os hábitos de proteção durante a pandemia precisam ser constantemente reforçadas junto ao público que utiliza o transporte público em Aracaju, de acordo com o superintendente da SMTT, Renato Telles. "Nós precisamos estimular a população a continuar se protegendo nesta guerra contra a Covid-19. Por isso, estamos indo semanalmente aos Terminais de Integração da cidade fiscalizar o uso, conversar com as pessoas sobre a importância disso para a saúde de todos e garantir que aqueles que, porventura, ainda não tenham máscara, possam ter uma", explica.
Outras ações
Além da campanha educativa, desde a confirmação do primeiro caso de Covid-19 em Aracaju, a SMTT vem tomando providências para garantir a proteção de usuários do serviço de transporte público: determinou que as empresas adotassem um rigoroso esquema de higienização dos veículos, instalou recipientes com álcool em gel em todos os terminais para o uso dos passageiros e orientou fiscais em terminais a organizar o embarque de pessoas nos ônibus para evitar aglomerações.
Na tarde desta segunda as máscaras também foram distribuídas no ponto de táxis da avenida Dr. Carlos Firpo, no Centro da cidade.