25.08.21 18:15
Cerca de um ano e meio após a confirmação dos primeiros casos de Covid-19 em Sergipe, a Prefeitura de Aracaju mantém ativos os protocolos de segurança sanitária para o serviço do transporte público, mesmo com a campanha de vacinação contra a doença em ritmo acelerado na capital. A distribuição de máscaras reutilizáveis, por exemplo, assim como a borrifação de álcool 70% nas mãos dos passageiros, continua sendo feita em todos os terminais da cidade.
A ação é coordenada pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Desde o início da pandemia, o órgão vem fazendo a distribuição de máscaras nos Terminais de Integração Zona Sul, Zona Oeste, Maracaju, Centro, do DIA e do Mercado. Colaboradores estão diariamente nas plataformas, oferecendo o equipamento de proteção aos usuários do sistema, álcool e fazendo a medição de temperatura.
A distribuição de máscaras entre os usuários é uma ação importante, mas não a única que vem sendo realizada pela administração municipal para proteger as pessoas que usam o sistema, de acordo com o superintendente da SMTT, Renato Telles. “Por exemplo: instalamos recipientes com álcool em todos os acessos dos terminais, lavatórios externos nas plataformas, reforçamos o protocolo de higienização dos ônibus e também a desinfecção constante dos terminais, através das equipes da Emsurb,”, cita.
As mesmas equipes, além de distribuir máscaras, oferecer álcool e medir a temperatura dos passageiros, também organizam o embarque e desembarque de pessoas. Elizabete do Carmo Silva é diarista e usa o transporte público frequentemente. Ela acredita que as ações da Prefeitura elevam a sensação de segurança sanitária no serviço. “É importante porque, além de dar a máscara, tem álcool aqui para quem não costuma ter o seu na bolsa”, avalia. Opinião semelhante tem a dona de casa Maria Aparecida dos Santos. “É uma proteção a mais para a população”, comenta.
Cuidados permanentes
O superintendente da SMTT ressalta que os esforços são contínuos e o monitoramento da situação permanente, mas que a colaboração da população continua sendo fundamental no combate ao coronavírus.
“Estamos animados com o avanço da vacinação e a redução de casos e óbitos na cidade. Mas, enquanto for necessário, estaremos vigilantes ao panorama da pandemia, junto a outros órgãos da Prefeitura de Aracaju, para proteger a população, mas é muito importante também que a sociedade continue fazendo a sua parte: usando máscara, higienizando as mãos, e evitando aglomerações”, reforça Renato Telles.