Open Source Sofware

Busca

Transporte

Prefeitura apresenta solução às crianças com Transtorno do Espectro Autista que utilizam o transporte público




12.07.22 11:16

 

Em reunião realizada nesta segunda-feira, dia 11, a Prefeitura de Aracaju apresentou, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), uma solução viável para as mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que utilizam os ônibus do sistema de transporte público e desejam ter um maior conforto nos veículos.


Após pleito destes usuários do sistema, que têm o direito à gratuidade, a solução encontrada para que as crianças e seus responsáveis não precisem seguir viagem somente na parte dianteira dos ônibus será a substituição do atual cartão Mais Aracaju Gratuidade de cor roxa por um cartão da cor cinza, que dará o direito de a criança e o seu responsável passarem pela catraca do ônibus, e terem mais opções de assento na parte traseira do veículo.


A alternativa foi encontrada após diversas reuniões entre a SMTT, representantes do AracajuCard e das mães das crianças em busca de melhorias no atendimento a esse público específico.


O superintendente da SMTT, Renato Telles, explica que o órgão recebeu o pleito dos usuários, estudou as possibilidades e chegou à conclusão de que a substituição do cartão é viável e que ela trará mais comodidade para estes usuários.


“Recebemos o pleito das mães das crianças com Transtorno do Espectro Autista que queriam embarcar nos ônibus pelas portas traseiras para ter acesso aos assentos que ficam depois da catraca, mas explicamos que isso ofereceria risco a esses usuários porque eles estariam no contrafluxo, ou seja, estariam tentando subir nos ônibus enquanto várias pessoas estão descendo. Então, nos reunimos várias vezes em busca de uma alternativa viável e segura para todos e, agora, apresentamos a solução. Com a troca do cartão, os responsáveis e as crianças poderão passar pela catraca e ter acesso ao espaço completo do ônibus”, detalha Renato Telles.


A representante das mães das crianças com TEA, Amanda Alves, ficou satisfeita com a solução encontrada após as reuniões.



“A demanda das mães das crianças com Transtorno do Espectro Autista que utilizam o transporte público foi atendida e eu creio que a nossa situação vai melhorar bastante. Estávamos sofrendo para levar os nossos filhos para realizar o tratamento médico porque com o cartão atual, só podemos ficar na parte dianteira dos ônibus. Agora, acredito que vai melhorar bastante já que poderemos utilizar o espaço todo dos ônibus”, comemora Amanda.


Como será feita a troca



A troca desse cartão é gratuita, opcional e será feita mediante agendamento. O processo terá duas etapas: primeiro, deve ser feito o agendamento junto à SMTT, a partir da próxima segunda-feira, dia 18, pelos telefones 3179-1410 ou 98836-6535. Os responsáveis que desejam substituir o cartão da cor roxa pelo cinza, na data agendada, deverão apresentar RG e CPF na Galeria Farol Center, localizada na avenida Murilo Dantas, 881, bairro Farolândia.


Em seguida, na segunda etapa, o responsável deverá agendar uma data para a retirada do novo cartão junto ao AracajuCard, através do telefone 3045-2576.


Os responsáveis que, por algum motivo não quiserem passar pela catraca, devem continuar com o mesmo cartão Mais Aracaju da cor roxa, que garante o embarque e desembarque pela porta dianteira do veículo, após a validação.


O diretor executivo da AracajuCard, José Carlos Amancio, explica que ao optar pela troca do cartão Mais Aracaju Gratuidade de cor roxa pelo cinza, o responsável e o acompanhante terão que passar pela catraca e fazer viagem na parte traseira do ônibus.


“Hoje, o passageiro que usa o cartão roxo tem direito à gratuidade com acompanhante, mas só pode seguir viagem na parte dianteira do ônibus. A partir de agora, quem optar pela substituição do cartão, mudando da cor roxa para o cinza, passará na catraca com o acompanhante e fará o trajeto na parte traseira do veículo, onde também há assentos prioritários” declara o diretor.


A superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), Raíssa Cruz, destaca que essa substituição do cartão Mais Aracaju é opcional e se restringe aos acompanhantes de crianças com Transtorno do Espectro Autista e que desejam passar pela catraca.



“A partir de agora, eles vão fazer um melhor uso do serviço de transporte que, por sua vez, ganha mais acessibilidade. As outras gratuidades existentes no sistema continuam da mesma forma. Apenas as mães de crianças com TEA que quiserem passar pela catraca deverão solicitar a troca do cartão. No caso dessas crianças, a dificuldade era justamente no registro da digital, por isso, foi deliberado um cartão para que eles utilizassem apenas a dianteira dos ônibus. Agora, que as mães sinalizaram que em alguns casos é possível passar com seus filhos pela catraca, foi aberta essa opção da mudança do cartão”, aponta Raíssa.


Assentos prioritários


Por orientação da SMTT, os ônibus que fazem parte do sistema de transporte coletivo passaram a ter assentos prioritários também na parte traseira dos veículos.


“Toda a frota possui assentos prioritários na traseira dos ônibus e esses locais estão com adesivos, informando a prioridade. Sendo assim, os responsáveis e as crianças com TEA que passarem pela catraca com o novo cartão da cor cinza, poderão usar os assentos prioritários da traseira dos veículos. Pedimos a população que seja consciente e deixe os assentos prioritários para quem realmente precisa usá-los e tem direito”, reforça o superintendente da SMTT, Renato Telles.

Contatos

banner-fala-cidadao3