Open Source Sofware

Busca

Transporte

SMTT intensifica fiscalização no trânsito no entorno de escolas da capital




24.04.23 14:24

 

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju tem intensificado o trabalho de educação e fiscalização na porta das escolas da capital. O objetivo é conscientizar os pais e responsáveis a respeitarem a legislação e sinalização, além de melhorar a fluidez no trânsito no entorno das instituições de ensino.

A principal infração cometida pelos condutores nessas regiões é estacionar em locais proibidos, a exemplo de portas de garagens, em cima de calçadas e faixas de pedestres, em locais de embarque e desembarque, e em filas duplas. De acordo com dados da SMTT, este ano, até o momento, foram registradas 2.117 autuações por estacionamento de veículos em locais e horários proibidos. Em 2022, no total, foram 7.780 autuações. 

Outra prática comum dos condutores na capital é estacionar veículos em ponto de embarque e desembarque. Esse tipo de infração gerou no ano passado 144 atuações, contra 32 deste ano. Já estacionar em fila dupla, outra infração recorrente, resultou em 1.026 atuações em 2022 e 280 este ano.


O coordenador de Trânsito da SMTT, Erbert Zuzarte França, ressalta que essas práticas irregulares, além de serem infração, trazem prejuízos a mobilidade, coloca em risco as crianças e demais condutores, e ainda serve de mau exemplo para os pequenos.

"A legislação de trânsito deve ser respeita em todas as situações, especialmente na porta das escolas, que é um local onde há uma grande circulação de vulneráveis, que são as crianças e adolescentes. Os pais e responsáveis precisam entender que, além deles que estão ali para deixar ou pegar seus filhos, outros condutores estão passando também pela região e precisam que o trânsito flua. No trânsito o respeito é fundamental. Os pais e os responsáveis precisam respeitar a legislação e também dar bons exemplos afinal, a conduta do adulto é referência para as crianças", reforça o coordenador. 

Infrações


Pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB), estacionar em calçadas, faixas de pedestres e em fila dupla é infração grave, com aplicação de multa no valor de R$ 195,23 e adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já estacionar em garagens e locais proibidos é infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro ponto na CNH. Em todas as infrações citadas acima cabe a remoção do veículo.

Além do desrespeito à legislação, também tem sido observado pelos agentes da SMTT, na porta das escolas, condutas que colocam em risco a segurança das crianças e adolescentes.


"É fundamental que as crianças façam uso do cinto de segurança dentro dos veículos, inclusive no banco traseiro, ou utilizem os acentos apropriados para cada idade, que o embarque e desembarque seja feito de forma segura, e que a travessia seja feita sempre  na faixa de pedestres. O órgão está fazendo a sua parte em orientar, conscientizar, sinalizar e fiscalizar. Cabe ao condutor fazer a sua para que dessa forma possamos ter um trânsito mais seguro", orienta Erbert. 

Contatos

banner-fala-cidadao3