Open Source Sofware

Busca

Transporte

Prefeitura entrega à população obra de revitalização do Terminal DIA




02.05.23 11:29

 

Responsável por integrar algumas das linhas de transporte coletivo mais importantes da capital, o Terminal DIA passou por um importante processo de reestruturação, em um investimento de aproximadamente R$3,5 milhões da Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), com o objetivo de atender melhor às necessidades dos milhares de aracajuanos que o utilizam diariamente. A entrega à população foi realizada na manhã deste sábado, 29. 

A reforma do local integra o projeto de mobilidade urbana da capital, com a recuperação asfáltica dos principais corredores de trânsito.

 
O projeto envolveu a recuperação da cobertura metálica, reconstrução de duas guaritas, implementação de sistemas de combate a incêndio e proteção contra descargas atmosféricas, revitalização dos muros e readequação de todo o espaço às normas de acessibilidade. 

“Poder oficializar a entrega do Terminal DIA, completamente reestruturado à população, é uma grande felicidade. Este é um terminal muito importante, que recebe as principais linhas do sistema de transporte coletivo da nossa capital e da grande Aracaju, com grande fluxo de passageiros, diariamente, e que estava em condições bem precárias. Colocamos a sua recuperação dentro do Projeto de Mobilidade Urbana, iniciamos a obra durante a pandemia, enfrentamos muitos desafios para concluí-la, ocorreram atrasos por falta de insumos,mas conseguimos. Sabemos como é difícil a vida de quem necessita do transporte público todos os dias e precisávamos melhorar essa experiência cotidiana dos aracajuanos que por aqui passam. Portanto, é uma obra significativa e que trará mais conforto e dignidade às pessoas que fazem suas baldeações neste terminal”, aponta o prefeito, Edvaldo Nogueira. 

 
A obra faz parte dos investimentos da administração municipal na melhora do transporte público ofertado na cidade, como a reforma e inauguração de outros espaços de integração nas zonas sul e central da cidade, por exemplo.


"É um momento muito importante e especial e que começou no início da gestão, com a requalificação dos corredores de transporte, melhorando a trafegabilidade entre as vias. Teve a entrega do terminal da Atalaia e o novo terminal do Mercado e agora o DIA. É uma alegria entregar esse equipamento para a população. É aumentar a qualidade do transporte público na cidade", afirma o superintendente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Renato Telles.

 
A administração municipal realizou também o ordenamento do comércio dentro do terminal, com a construção de 30 boxes e duas lanchonetes para comercialização de produtos.

"Essa foi uma obra difícil, porque precisamos executá-la sem fechar o terminal. Além disso, o prefeito decidiu ampliar o número de boxes, atendendo à reivindicação justa dos comerciantes. Mas hoje entregamos e esse terminal vai se juntar a todo esse corredor da Hermes Fontes, trazendo uma grande melhoria para o transporte na cidade", explica o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari. 

A nova infraestrutura alia-se à entrega do termo de liberação do espaço, também neste sábado, aos 32 permissionários, de acordo com sorteio realizado no mês de março. 

"O prefeito ampliou de 12 para 30 o número de pontos, demonstrando uma preocupação com aqueles que mais precisam. Tudo foi feito de forma harmônica, o cadastro, o sorteio entre eles, conversamos como cada um e hoje entregamos as chaves e as permissões para que possam atuar", ressalta o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Bruno Paixão. 

Para o comerciante José Francisco Filho, que atua no local desde 2001, a revitalização do espaço permite trabalhar com mais dignidade. 

"Para mim a mudança é fenomenal, porque estamos em um lugar digno, vale a pena sair de casa para vir trabalhar nesse terminal.Tudo foi feito de maneira organizada, nota dez, justo e honesto. Estamos satisfeitos e vamos poder prestar um melhor serviço para a população de Aracaju",diz. 

O autônomo Nailton dos Santos, que utiliza o terminal no dia a dia, também está satisfeito com o resultado do projeto e feliz pela resolução de problemas antigos. 

"Está ótimo, a estrutura ficou dez. Antigamente, a gente nem conseguia andar direito por conta dos buracos, havia esgoto a céu aberto e faltava iluminação. Agora, está mais amplo, espaçoso e organizado", opina.

Contatos

banner-fala-cidadao3