03.11.23 12:19
A Prefeitura de Aracaju, garantirá passagens de ônibus gratuitas para estudantes do ensino médio que residem na capital e que estão inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que será realizado nos próximos dias 5 e 12 deste mês. A previsão é de que sete mil estudantes sejam contemplados com a iniciativa que foi anunciada pelo prefeito Edvaldo Nogueira nessa terça-feira, 31.
As duas passagens que serão utilizadas pelos estudantes no primeiro dia do Enem, no próximo domingo, 5, serão creditadas nos cartões Mais Aracaju Escolar nesta sexta-feira, 3. Já as outras duas passagens para o segundo dia do exame, que acontece no dia 12, serão creditadas no dia 10. A gratuidade beneficiará os estudantes que estiverem devidamente cadastrados na AracajuCard.
Segundo o superintendente da SMTT de Aracaju, Renato Telles, o objetivo da iniciativa é garantir que aqueles alunos do ensino médio da capital que irão realizar a prova, possam comparecer com tranquilidade aos locais de aplicação do exame. A gratuidade está sendo viabilizada por meio de um investimento de R$ 63 mil, dos quais R$ 20 mil foram de recurso de emenda parlamentar, destinada pelo vereador do município, Breno Garibalde.
“Serão creditadas duas passagens para uso em cada dia do exame e é necessário que o estudante tenha o cartão Mais Aracaju Escolar cadastrado. Com a iniciativa, a Prefeitura de Aracaju efetiva o seu compromisso com os vereadores da capital, utilizando o recurso das emendas impositivas, e também com a educação do município”, ressalta Renato.
A superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), Raissa Cruz, considera importante o papel da Prefeitura em viabilizar o acesso dos estudantes ao Enem.
“A Prefeitura entra com a compra de créditos desses estudantes, utilizando a emenda impositiva e um aporte do próprio Município, e com isso, o setor de transportes apoia o poder público municipal nessa ação, que incentiva os estudantes do ensino médio da capital a almejam ingressar na universidade. Atuamos juntamente com o AracajuCard, que está organizando todo o sistema para essa gratuidade”, declara.
Critérios
O diretor executivo do AracajuCard, José Carlos Amâncio, ressalta que essa é uma iniciativa positiva para a educação e para os jovens e adultos da capital que vão se locomover na cidade nos dois dias para realizar o exame.
“Para que o estudante tenha acesso ao recurso, é importante que o cartão esteja ativo, ou seja, que se tenha feito o recadastramento para cursar o ano letivo de 2023, no primeiro ou segundo semestre. Temos, portanto, uma ação social, e como AracajuCard, cumpriremos o nosso papel de viabilizar tecnicamente esse acesso gratuito aos estudantes, gerando créditos para o cartão Mais Aracaju Escolar”, informa.