29.11.23 13:06
Na tarde desta terça-feira, 28, o superintendente Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Renato Telles, esteve na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para conversar e sanar dúvidas dos parlamentares sobre o Projeto de Lei (PL), de autoria do Executivo Municipal, para subsidiar o transporte público da Grande Aracaju.
“Os principais pontos do projeto, que é a garantia do congelamento da tarifa e a viabilização da renovação de parte da frota que opera no sistema de transporte público da região metropolitana, foram pautas discutidas e devidamente esclarecidas, a fim de que o entendimento dos parlamentares fosse ampliado através do diálogo”, explica o superintendente.
Além do subsídio, as PLs da prorrogação do custeio temporário da gratuidade para pessoas com deficiência e seus respectivos acompanhantes do sistema de transporte, e também da redução da alíquota do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza [ISSQN] para as empresas do setor, também foram pontuados. O presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, agradeceu ao superintendente da SMTT de Aracaju pela forma prestativa e precisa com que atendeu o convite dos vereadores.
“Foram prestados esclarecimentos acerca dos PLs do Executivo Municipal, visto que a função do vereador é fiscalizar e cobrar o que realmente interessa ao povo aracajuano. Enquanto parlamento, temos muita cautela no processo de aprovação de um projeto de lei e Renato Telles explicou as razões dos projetos, além de tirar algumas dúvidas que os vereadores tinham. Agora, aguardamos o envio das planilhas do subsídio, que os parlamentares julgaram necessárias, para que elas estejam junto com os projetos. Após análise dessas planilhas, em breve estaremos pautando para colocar tais projetos em votação”, disse.
O vereador Bittencourt destaca que a presença de Renato Telles na CMA trouxe resultados positivos para a atual pauta sobre o transporte público da região metropolitana. “Foi uma reunião muito boa, na qual os vereadores levantaram seus questionamentos e o superintendente da SMTT, com plena capacidade de conhecimento técnico na área, dispôs de todas as respostas. A votação dos projetos de Lei, segundo o presidente da CMA, deve acontecer nos próximos dias e dados solicitados pelos parlamentares serão enviados por Renato Telles”, conta Bittencourt, enfatizando ainda a importância do aspecto aberto para a interlocução democrática da atual gestão municipal.
Presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Tecnologia, Segurança, Administração, Transportes e Comércio da CMA, o vereador Breno Garibalde declara ser a favor do subsídio para o transporte público. “Estamos lutando por transparência para que possamos justificar para a população o embasamento usado para a nossa posição favorável ao subsídio. O não aumento da passagem do transporte coletivo para o usuário é benéfico e precisamos lutar por melhorias da nossa mobilidade urbana”, declara.