SMTT de Aracaju realizou mais de 1.800 vistorias em táxis e transporte escolar ao longo de 2025
05.12.25 18:27
-
Criado em Sexta, 05 Dezembro 2025 18:27
SMTT realiza vistorias em táxis e transporte escolar
Joandeson Soares, coordenador de Transportes Públicos da SMTT
SMTT realiza vistorias em táxis e transporte escolar
Joandeson Soares, coordenador de Transportes Públicos da SMTT
Entre janeiro e o início de dezembro deste ano, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, realizou 1.880 vistorias em táxis e veículos do transporte escolar. O número representa uma média de 157 inspeções mensais, que são essenciais para assegurar que os veículos estejam aptos e com condições adequadas de segurança.
O coordenador de Transportes Públicos da SMTT, Joandeson Soares, destaca que as inspeções seguem um cronograma definido. “Essas vistorias são realizadas anualmente, sempre que o permissionário solicita a renovação do alvará. Mas para os veículos que possuem mais de dez anos de fabricação, as vistorias devem ser realizadas a cada seis meses”, informou.
As vistorias são feitas na sede da SMTT, localizada na rua Roberto Fonseca, nº 200, no bairro Inácio Barbosa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30. Durante o procedimento, realizado no pátio do órgão, são verificados itens obrigatórios e de segurança, incluindo iluminação, retrovisores, lanternas, chaparia, tacógrafo, pneus e estepe, extintor de incêndio e cintos. Caso o veículo não atenda aos requisitos, não pode operar até que sejam feitos os ajustes necessários.
“Nesse caso, nós informamos ao permissionário os itens que foram reprovados. Ele deve providenciar os reparos necessários o mais breve possível, e retornar com os itens em pleno funcionamento para que seja aprovado e sua situação seja regularizada”, explicou Joanderson.
Como solicitar a vistoria
Para passar pela inspeção, o permissionário deve comparecer ao Atendimento da SMTT e solicitar a renovação do alvará. É necessário apresentar documento de identidade, CNH, Certificado de Aferição de Taxímetro ou Tacógrafo, comprovante de residência, certidão de antecedentes criminais, declaração de imposto de renda e o certificado do curso de taxista ou de transporte escolar.
Com a documentação conferida, o veículo é encaminhado para a vistoria, realizada no mesmo dia, no pátio da superintendência. Se o veículo for aprovado na inspeção, o permissionário retorna ao setor de Atendimento e pega o seu alvará renovado.