28.12.11 17:44
Com dois meses de duração, o Curso de Capacitação para Taxistas de Aracaju qualificou 60 profissionais que operam no ponto localizado no aeroporto Santa Maria. Os certificados foram entregues na manhã desta terça-feira, 27. O projeto se deu por conta da parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).
O objetivo de proporcionar mais qualidade ao serviço prestado pela categoria aos turistas e passageiros foi alcançado. Segundo o taxista Aparecido Mendonça, o curso foi importante devido às questões referentes ao dia a dia que vivencia nas ruas da cidade em contato direto com a sociedade. “Foi ótimo! Algumas coisas eu já sabia mas as noções agora foram aprofundadas e me sinto mais preparado para receber um turista, por exemplo”, coloca.
As aulas começaram em 24 de novembro e finalizaram nesta semana. A oportunidade é vista pelo superintendente da SMTT, Antonio Samarone, como inovadora. Samarone destaca, ainda, a importância do Governo do Estado se unir ao projeto. “Seria inviável se assim não tivesse acontecido. Aproveito para solicitar a renovação desse tipo de trabalho que é fundamental para a capital sergipana. Ser taxista hoje em Aracaju se trata de uma profissão qualificada por ser uma atividade economicamente viável”, aponta Samarone.
Na oportunidade, o superintendente reforçou que a partir de janeiro, a Lei nº 12.468, que regulamenta a profissão de taxista, aprovada em 28 de agosto pela Presidência da República, será cumprida. “Não vamos autorizar concessão para quem não tiver feito capacitação. Está previsto em lei. A sociedade será atendida de forma melhor”, pondera Samarone, reforçando que o momento hoje vivenciado pelos 60 taxistas de Aracaju serve de inspiração e diferencial para os demais.