Central 118 da SMTT registra 475 chamadas na última semana
14.04.25 18:21
-
Categoria: Trânsito
-
Criado em Segunda, 14 Abril 2025 18:21
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju divulgou o balanço das ocorrências atendidas pela Central de Controle Operacional (CCO) entre os dias 6 a 12 de abril. Ao todo, foram 475 chamadas registradas dessas, 181 exigiram a atuação direta das equipes em campo.
Essa diferença entre chamadas e ações práticas se dá porque muitas ligações refere-se à mesma situação ou tratam de questões que são de responsabilidade de outros órgãos que compõem da prefeitura.
Entre os principais registros da semana, os sinistros de trânsito seguem como um dos maiores desafios da mobilidade urbana em Aracaju. Foram contabilizados 65 acidentes: 56 sem vítimas e 9 com pessoas feridas.
Além dos atendimentos relacionados a acidentes, a CCO também realizou 49 intervenções para estacionamento na porta de garagem e 11 ações de fiscalização contra o estacionamento irregular em calçadas uma prática que compromete a circulação de pedestres e afeta diretamente a acessibilidade nas vias públicas.
Outras ocorrências também exigiram atenção da equipe, como remoção de veículos abandonados ou mal estacionados, panes em semáforos, buracos nas vias, quedas de fiação e bloqueios inesperados todos fatores que impactam o trânsito e o deslocamento de pessoas. Uma dessas situações aconteceu na madrugada de sexta para sábado, quando fortes chuvas acompanhadas de trovoadas provocaram alagamentos em algumas vias da cidade, exigindo rápida atuação da central para minimizar os transtornos.
Para o coordenador da CCO, Fábio Bulandeira, o trabalho desenvolvido pela central é fundamental para manter a cidade funcionando com mais fluidez e segurança.
“A gente fica de olho nas ruas o tempo todo, para resolver os pepinos que aparecem e evitar que o povo fique preso no engarrafamento. A ideia é deixar Aracaju mais segura e com o trânsito andando direitinho. E pra isso, contar com a população é essencial”, comentou Bulandeira.
Ele reforça ainda que qualquer cidadão pode acionar a central pelo número 118 para denunciar irregularidades ou solicitar apoio emergencial.